A forma musical do blues

Blues é o nome dado a uma forma musical é muitas vezes vagamente usado para se referir a determinados gêneros musicais ou estilos, que podem ser determinadas por fatores como harmônica linguagem, típicos ritmos , tipos de instrumentos musicais utilizados, bem como origens históricas e geográficas. No vocabulário da arte música, no entanto, tem um significado mais alargado, referindo-se ao tipo de estrutura de "arquitectura" em que a música é construída.
A evolução do blues ao longo dos anos eo papel que desempenhou como uma das principais expressões culturais dos negros pobres do sul dos Estados Unidos e tornou-se um dos gêneros mais importantes da canção popular, influenciando na citação do jazz, soul e rock and roll.

O reconhecimento da importância do blues veio somente na década de 60, quando popularizado em canções dos musicos e cantores brancos britânicos influênciados pela música, incluindo Led Zeppelin, The Rolling Stones, Fleetwood Mac e Eric Clapton.
O som do blues musicalmente é a mistura das sonoridades africanas com a ocidental.
O ritmo e acompanhamento musical funcionam como uma extensão da voz do bluesman. Assim, o andamento da canção funciona no estilo “chamado-e-resposta”. Um verso é cantado e a resposta vem do instrumento, que procura ser uma imitação da voz humana.
A estrutura musical de um blues é rígida e limitada, normalmente para acompanhar letras cantadas em 12 compassos, muitas vezes irregulares. Assim sendo mais difícil de definir tecnicamente o que depende exclusivamente da sensibilidade que cada bluesmen coloca nas canções, que torna o blues em um sentimento.
No inicio do século XX, o blues ecoava intensamente nos sábados à noite pelo delta do rio Mississippi, após uma semana de trabalho exaustivo nas plantações de algodão, os trabalhadores negros se reuniam para comer peixe frito, beber uísque, cantar e dançar ao som de canções sobre amores perdidos, aventuras sexuais, traições amorosas, viagens sem destino e os infortúnios do trabalho.
Robert Leroy Johnson o mito do blues e considerado o “rei do blues do Delta”, o que é hoje chamado de country blues, morreu aos 27 anos de idade em 1938, pouco tempo depois de ter conseguido gravar suas canções. Entre elas, clássicos como “Sweet Home Chicago” , Cross Road blues”, “Love in Vain” , “Walkin’ Blues” e “Me and the Devil Blues”. Seu estilo único de tocar, sua voz expressiva e a riqueza poética de suas letras mudaram o blues a partir dos anos 30.
Exemplo de Blues :